Como ter um bom PDV supermercado?
pdv supermercado

Os supermercados estão mais fortes do que nunca. O setor continua crescendo, gerando empregos e expandindo para novos mercados. Diante disso, precisamos falar sobre o PDV supermercado: um dos elementos essenciais para o sucesso desses negócios.

Uma boa gestão do PDV supermercado é essencial para garantir uma experiência positiva ao cliente. Caso contrário, corre-se o risco de perder clientes que não retornarão à sua loja.

Por isso, é de suma importância preparar o ponto de venda (PDV) do supermercado para criar um ambiente agradável, facilitar as compras e proporcionar conforto ao cliente. 

Neste artigo, vamos explorar o conceito, sua importância para o seu negócio e oferecer dicas valiosas sobre como ter um bom PDV supermercado.

O que é o PDV supermercado?

O PDV (ponto de venda) do supermercado envolve todos os locais da loja onde os clientes interagem com os produtos à venda. Por exemplo, seções do supermercado, como a padaria, adega, açougue, peixaria e a frente de caixa.

Qual é a importância da gestão eficiente do PDV?

Veja a seguir os motivos do porquê a gestão eficiente do Ponto de Venda (PDV) é importante para o sucesso de supermercados.

Melhoria na experiência do cliente

Um PDV bem organizado e eficiente proporciona uma experiência de compra agradável. 

Alguns dos benefícios incluem redução de filas e tempo de espera, fácil acesso a informações sobre preços e promoções, além de ambientes limpos e bem sinalizados que facilitam a navegação.

Aumento nas vendas

A forma como os produtos são exibidos pode influenciar significativamente o comportamento de compra dos clientes. 

Materiais de PDV, como displays, wobblers e stoppers, podem destacar produtos, promover compras por impulso e aumentar o volume de vendas.

Gestão eficiente de estoque

Um sistema de PDV integrado ajuda a monitorar as vendas e atualizar o estoque em tempo real. Isso permite evitar rupturas de estoque, planejar melhor as reposições e minimizar perdas por produtos vencidos ou danificados.

Promoções e campanhas de marketing

Materiais de PDV, como banners promocionais, são ferramentas eficazes para comunicar ofertas especiais e campanhas promocionais diretamente no ponto de venda.

Diferenciação da concorrência

Supermercados com PDVs bem gerenciados e com tecnologias avançadas podem se destacar da concorrência. 

Oferecer opções como caixa rápido, autoatendimento e checkout por dispositivos móveis pode atrair clientes que valorizam conveniência e eficiência.

Como ter um bom PDV no supermercado?

Agora que você já entende a importância do PDV supermercado, vamos falar sobre como fazer uma gestão eficaz dessa área da sua loja.

Se atente ao estoque

Para manter as prateleiras sempre cheias, é necessário ter um bom controle de estoque. 

Isso inclui armazenar os produtos adequadamente, saber quais itens devem ser expostos primeiro devido à data de vencimento e quando realizar pedidos ao fornecedor.

Exposição estratégica

Manter os produtos expostos de maneira lógica, separados por seções e com prateleiras organizadas é fundamental para que o cliente encontre o que procura. 

Por exemplo, se você o seu supermercado tem uma padaria com produtos de fabricação própria, disponibilize pequenas porções para degustação, especialmente de produtos novos. Assim, os clientes podem provar a qualidade e decidir pela compra.

Informe o preço corretamente

Mais do que informar o cliente sobre o custo do produto e se vale a pena comprá-lo, expor o preço é uma exigência do Código de Defesa do Consumidor. 

Portanto, não se esqueça de incluir etiquetas de preços ou disponibilizar leitores para que o cliente possa conferir o valor. É importante seguir um padrão, exibindo a etiqueta sempre acima ou abaixo do produto.

Não se esqueça do atendimento

Manter uma equipe bem treinada, capaz de atender os clientes de maneira cordial, com respeito e atenção, e resolver eventuais problemas é essencial para garantir a satisfação do cliente.

Considere investir em sistemas de automação

Um sistema de automação bem implementado pode aumentar a lucratividade da loja. 

Automatizar os controles de entrada e saída de mercadorias garante que você sempre saiba quando precisa fazer novos pedidos, evitando prateleiras vazias.

Frente de caixa

Planeje o PDV frente de baixa de forma que o cliente tenha espaço para aguardar na fila. Aproveite essa área para influenciar o cliente a comprar itens extras, como chocolates, chicletes, balas, isqueiros, revistas, bebidas geladas, etc.

Mantenha um ambiente agradável

O marketing sensorial pode estimular e despertar os sentidos dos consumidores. Mantenha a limpeza dos corredores e prateleiras, organize os produtos, identifique as seções e siga um padrão de cor e tipografia para as etiquetas de preço.

10 materiais de PDV para supermercados

Vamos conhecer agora alguns materiais que geralmente são usados em PDV supermercados. 

Wobbler

Esse material funciona como uma espécie de “pop-up”, preso por uma haste plástica à gôndola ou prateleira. Seu objetivo é atrair o olhar do público para um determinado item com chamadas curtas, rápidas e cativantes.

Banner

Os banners têm o objetivo de atrair o máximo possível de clientes para o supermercado. O conteúdo deve ser legível a uma certa distância, de forma que pessoas passando próximas ao estabelecimento possam ser atraídas e entrar para aproveitar uma promoção.

Balcão e bandeja de degustação

Tanto o balcão como a bandeja de degustação criam uma ponte entre a loja e o cliente, instigando a necessidade de consumo e aumentando o interesse pelos produtos.

Móbile

Esse impresso é pendurado por um fio e atrai a atenção das pessoas que passam pelos corredores. A mensagem costuma ser rápida e direta, com layout e texto atrativos para incentivar rapidamente a compra. 

É utilizado em ações promocionais, compras por impulso, lançamentos de produtos e até para decoração do estabelecimento.

Tabloide/Encarte Promocional

Conhecido como tabloide, este material é usado para anunciar promoções e ofertas que, mesmo com uma margem de lucro menor, compensam no volume de vendas. Ele ajuda os clientes a localizar rapidamente os melhores preços, aumentando as chances de compras.

Calendário

Muito eficiente para ser entregue aos clientes durante as festas de fim de ano, os calendários mantêm a marca do supermercado constantemente nos olhos do público. 

Existem várias opções, como calendários de parede, de mesa, de bolso, e ímã de geladeira. Um calendário bem feito pode reforçar a imagem do supermercado durante todo o ano.

Stopper

Assim como os wobblers, os stoppers são materiais pop-up presos à gôndola ou prateleira, mas em formatos e tamanhos diferentes. Eles são aplicados perpendicularmente e usados para promover campanhas de desconto, promoções e lançamentos de produtos.

Ponto Extra

Essa estrutura ocupa um espaço diferenciado das prateleiras e corredores comuns. Em épocas especiais como a Páscoa, estruturas montadas exclusivamente para pendurar ovos de chocolate são exemplos de pontos extras. Eles destacam produtos específicos, aumentando sua visibilidade.

Display

Esse mobiliário é comum e geralmente desenvolvido pelas marcas para divulgar produtos ou linhas específicas. Os displays destacam os itens, facilitando a visualização pelos clientes e aumentando as compras por impulso. Eles seguem a identidade visual da marca e ajudam a aumentar a saída dos produtos.

Faixa de gôndola

Também conhecidas como réguas de gôndola, essas peças são retas ou dobradas em L e posicionadas junto com o produto. 

O objetivo é atrair a atenção do cliente, diferenciando o item dos concorrentes. Para ser eficaz, deve ser produzido com material de qualidade e bom acabamento, destacando características, diferenciais e promoções do produto.

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