Nuvemshop ou Shopify: qual escolher?

A seleção da plataforma de e-commerce adequada desempenha um papel crucial no êxito da sua loja virtual. Contudo, diante de tantas opções disponíveis na internet, é natural surgirem dúvidas na hora de tomar uma decisão. Mas afinal, qual delas é a mais indicada? Nuvemshop ou Shopify?

Ao analisar uma plataforma, geralmente há diversos aspectos a serem considerados, como integrações, potencial da ferramenta, custo, entre outros.

Para te ajudar nessa escolha confira todas as nossas dicas e decida entre a Nuvemshop ou Shopify. 

Nuvemshop ou Shopify

Qual a diferença entre Nuvemshop e Shopify?

Nuvemshop e Shopify são duas plataformas populares de e-commerce, mas existem algumas diferenças chave entre elas:

Origem Geográfica

  • Nuvemshop é uma plataforma de e-commerce brasileira, focada principalmente no mercado local.
  • Shopify é uma plataforma canadense com presença global, atendendo a uma ampla gama de mercados em todo o mundo.

Idioma e Moeda

  • Nuvemshop é otimizada para o mercado brasileiro, o que significa que está mais adaptada para operar em português e lidar com a moeda local, o Real.
  • Shopify oferece suporte a uma grande variedade de idiomas e moedas, o que a torna mais flexível para atender a uma audiência global.

Preços e Planos

  • Ambas as plataformas têm diferentes planos de preços, mas as estruturas e os valores podem variar. A escolha dependerá do tipo de negócio e do orçamento disponível.

Integrações e Aplicativos

  • Ambas oferecem uma ampla variedade de aplicativos e integrações para estender as funcionalidades da loja virtual. No entanto, a Shopify tem uma loja de aplicativos mais extensa, com uma grande comunidade de desenvolvedores.

Design e Customização

  • Ambas as plataformas oferecem ferramentas para personalizar o design da loja, mas a Shopify é conhecida por oferecer uma maior flexibilidade em termos de customização.

Suporte e Comunidade

  • Ambas oferecem suporte ao cliente, mas a Shopify tem uma comunidade de usuários muito ativa e um extenso fórum de ajuda.

Integração com Ponto de Venda (PDV)

  • A Shopify possui recursos mais avançados para integração com pontos de venda físicos, o que pode ser útil para negócios que também operam em lojas físicas.

Layouts

  • A Nuvemshop disponibiliza mais de 50 temas customizáveis e gratuitos em sua Loja de Layouts. Todos os modelos são intuitivos e otimizados para dispositivos móveis, proporcionando uma experiência atraente para os clientes. Além disso, permite customizações avançadas para atender às necessidades específicas.
  • A Shopify oferece mais de 100 temas para lojas virtuais em sua página Shopify Themes. No entanto, é importante destacar que apenas 11 deles são gratuitos, enquanto os layouts pagos começam a partir de US$ 180 (cerca de R$ 959 em 2022). As descrições dos temas estão disponíveis principalmente em inglês.

Preço

  • A Nuvemshop oferece um plano gratuito com alguns dos principais recursos. Os planos pagos variam de R$ 59 a R$ 249 mensais, dependendo das funcionalidades desejadas. A tarifa por venda é gratuita ao utilizar o Nuvem Pago como solução de pagamento da plataforma, enquanto para outros meios de pagamento, a taxa começa em 2% por venda. 
  • A Shopify oferece um teste gratuito de 14 dias para avaliação. Os principais planos variam entre US$ 14 e US$ 299 mensais. A quantidade de usuários permitidos e os relatórios disponíveis variam de acordo com o plano escolhido. Além dos planos principais, a Shopify também oferece produtos específicos para diferentes necessidades, como o Shopify Plus para lojistas maiores e o Shopify Lite para pequenos empreendedores.

Cadastro

  • Ao iniciar no Nuvemshop, basta fornecer seu endereço de e-mail, o nome da sua marca e criar uma senha. O nome escolhido para a loja será a URL do seu site de vendas, seguindo o formato “https://nomedaloja.lojavirtualnuvem.com.br/” — posteriormente, você poderá associar um domínio personalizado. Em seguida, é possível adicionar mais informações, como seu nome, número de WhatsApp comercial, perfil do Instagram e página do Facebook do negócio.
  • Para se cadastrar na Shopify e iniciar o período de teste gratuito, você precisa informar seu endereço de e-mail. Em seguida, será solicitada a criação de uma senha e um nome de usuário que será utilizado no endereço da loja (nomedaloja.myshopify.com). Depois, é necessário preencher os canais de venda (loja virtual, marketplaces, redes sociais, etc.) e a localização da empresa.

Em termos de facilidade no cadastro, a nuvemshop ou shopify as oferecem processos relativamente simples, com etapas claras para começar a vender online. 

Painel

O painel de controle desempenha um papel crucial na criação e gestão de uma loja virtual em plataformas de e-commerce. Vamos analisar as opções oferecidas pela Shopify e Nuvemshop.

Painel da Nuvemshop

Ao criar sua loja virtual na Nuvemshop, você é levado diretamente para a página inicial do painel. Lá, encontrará quatro tarefas essenciais no processo de criação da loja: personalização, cadastro de produtos, configuração de formas de entrega e meios de pagamento.

Abaixo dessas tarefas principais, há outras funcionalidades relevantes, como links para compartilhar produtos em redes sociais, opção de selecionar um domínio próprio e conteúdo de suporte para auxiliar na configuração da loja. A qualquer momento, você pode obter ajuda clicando no ícone de suporte no canto inferior direito ou contatar um especialista.

No menu principal à esquerda, você terá acesso às principais áreas da sua loja:

  • Estatísticas: dados que oferecem insights sobre o desempenho da loja, como número de visitas, volume de pedidos e faturamento;
  • Vendas: registro completo das vendas da loja, pedidos feitos manualmente e carrinhos abandonados;
  • Produtos: lista de produtos cadastrados e suas categorizações;
  • Clientes: lista de clientes e histórico de contatos;
  • Marketing: ferramentas de marketing, como cupons e promoções;
  • Minha Nuvemshop: área de personalização da loja, incluindo layout, páginas, barra de navegação, entre outras opções;
  • Meus Aplicativos: lista de aplicativos integrados à loja virtual;
  • Canais de Venda: canais selecionados para venda, como Facebook e Instagram Shopping;
  • Configurações: ajustes gerais da loja, como idioma, moeda, opções de checkout, métodos de entrega, formas de comunicação, etc.

Painel da Shopify

Na página inicial do painel da Shopify, você encontra as tarefas mais importantes para iniciar as vendas: adicionar produtos, personalizar o tema, incluir páginas, organizar a navegação e configurar um domínio. Abaixo dessas sugestões, há dicas e recursos adicionais para auxiliar na configuração do e-commerce.

No menu lateral esquerdo, você encontrará as seguintes funcionalidades para gerenciar a loja virtual:

  • Pedidos: histórico de pedidos dos clientes e registros de carrinhos abandonados;
  • Produtos: lista de produtos cadastrados, informações de estoque, coleções e cartões-presente;
  • Clientes: cadastro de clientes e histórico de pedidos;
  • Análises: estatísticas sobre a loja virtual, como total de vendas, sessões, taxa de conversão, etc.;
  • Marketing: resultados de estratégias de marketing e aplicativos para gestão da divulgação da loja;
  • Descontos: códigos de desconto;
  • Apps: aplicativos integrados à loja;
  • Canais de Vendas: canais de venda selecionados, como Facebook, Pinterest, Botão de Compra, entre outros;
  • Loja Virtual: visualização da loja virtual e opções de personalização;
  • Configurações: ajustes gerais, como endereço, setor, informações de contato, etc.

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente desempenha um papel crucial na escolha de uma plataforma de e-commerce, uma vez que é provável que você precise recorrer ao suporte para resolver dúvidas e problemas. Vamos avaliar como cada uma se sai nesse critério.

Suporte na Nuvemshop

A Nuvemshop tem seu atendimento muito bem avaliado por 90% dos clientes, que classificam o suporte como “incrível”. Os canais de atendimento oferecidos incluem:

  • Central de Atendimento;
  • WhatsApp;
  • E-mail;
  • Telefone (disponível de segunda a sábado, das 8h às 22h);
  • Chat.

Além disso, os lojistas podem verificar o status do serviço a qualquer momento em caso de instabilidades. No Reclame Aqui, a Nuvemshop possui uma nota de 8.7 e ostenta o selo RA1000, que identifica empresas com atendimento considerado excelente.

Suporte na Shopify

A Shopify prioriza canais de atendimento online, disponibilizando as seguintes opções:

  • Fóruns da Comunidade Shopify;
  • Central de Ajuda;
  • Telefone;
  • Chat.

No Reclame Aqui, a Shopify possui uma nota de 6.3, considerada uma avaliação regular.

Dessa forma, ao avaliar o suporte ao cliente, a Nuvemshop se destaca com uma classificação mais alta e uma maior variedade de canais de atendimento. 

Por outro lado, a Shopify também oferece opções sólidas de suporte, mas com uma avaliação ligeiramente menor no Reclame Aqui.

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