Saiba tudo sobre o armazém na logística
importância do armazem na logística

Introdução

Um armazém na logística é basicamente um espaço que serve para guardar, proteger e conservar corretamente as mercadorias e produtos dos clientes pelo tempo necessário, visando otimizar os processos até a entrega final.

Há anos atrás eram utilizados galpões sem uma estrutura necessária para guardar determinados materiais. No entanto, com o tempo esses locais ficaram obsoletos e percebeu-se que era preciso muito mais que um local para armazenar, mas também um espaço para fluxo de materiais e que fosse possível controlar toda a operação.

Empresas como a FLY SP possuem armazéns desse tipo e realizam toda a gestão, transporte, manuseio e acondicionamento desde o recebimento até a expedição. É fundamental que esses armazéns sejam geridos da forma adequada para minimizar problemas com desabastecimentos, avarias, extravios, entre outros.

Para te ajudar a entender mais sobre esse tema, continue lendo e confira tudo sobre o armazém na logística.

O que é armazenagem?

Basicamente armazenagem é um local que serve para armazenar de forma correta produtos ou mercadorias para terceiros.

Nesses espaços os itens são guardados de formas otimizadas, minimizando avarias e outros problemas que possam comprometer a qualidade deles, diminuindo os prejuízos para a empresa. 

O que é logística?

Agora que você já sabe o que é armazenagem, é hora de saber um pouco sobre logística. 

A logística trata-se de todos os processos que envolvem o transporte e armazenamento de insumos e produtos, desde o ponto de origem até a chegada do item nas mãos do cliente final.

A logística engloba uma série de áreas e estruturas, entre elas: frotas próprias, armazéns, softwares de gestão, ações de abastecimento, transporte, contato com fornecedores, entre outros. 

O que é armazém na logística?

Conforme mencionado, um armazém na logística é um serviço de armazenamento de diferentes tipos de mercadorias da melhor forma possível.

As empresas responsáveis também realizam um processo otimizado fazendo a estocagem ordenada, a distribuição dos produtos dentro da fábrica e o transporte final de entrega do cliente final.

Qual a função do armazém na logística?

O principal objetivo do armazenagem na logística é minimizar os custos operacionais mantendo um serviço de qualidade. 

Algumas das funções e objetivos são:

  • Maximizar a utilização do espaço de armazenagem; 
  • Facilitar a organização das mercadorias e produtos;
  • Ter um espaço adequado para manejo, evitando avarias; 
  • Manter medidas de segurança para conservar a integridade dos itens.

De forma geral, o processo do armazém na logística envolve otimização e eficiência na proteção de materiais, no controle de entrada e saída, na distribuição, no controle de demanda, na capacidade de produção, no método de estocagem, no manuseio correto e no transporte.

Vantagens do armazém na logística

Redução de contaminação e deterioração

Uma das principais vantagens de optar por um armazém logística é que esses locais possuem boas condições, higienização adequada e boas práticas de armazenamento. Com isso, as possibilidades de reduzir a contaminação e deterioração dos itens a longo prazo é bem menor. 

Por exemplo, se você precisa armazenar alimentos, é preciso que ele seja acondicionado de forma correta e que garanta a conservação adequada. Caso seja armazenado de forma incorreta, aumentam-se as chances de contaminação e estragos, causando prejuízos irreparáveis à empresa.

O mesmo vale para itens que não estão em situação de perecibilidade. Por exemplo, caso trate-se de um armazenamento de móveis em madeira é necessário que ele seja armazenado em um local livre de umidade e limpo, para evitar que as peças sejam danificadas. Caso ela não seja armazenada da forma correta o item não poderá ser comercializado e isso também irá gerar prejuízos a empresa. 

Portanto, contar com uma empresa de confiança especializada no armazém em logística é fundamental.

Disponibilidade em estoque

Ao optar por um armazém na logística a sua empresa sempre terá itens disponíveis em estoque pois esse tipo de local possui um espaço amplo, que comporta um maior volume de produtos.

Além disso, com uma boa gestão o local sempre estará organizado e haverá espaço para alocação de mais itens, garantindo um estoque alto e diversificado. 

Economia de espaço

Tendo um espaço adequado e uma logística eficiente, o giro de estoque será alto, garantindo uma possível economia de espaço. Isso, certamente, irá gerar um melhor custo benefício para sua empresa. 

Além disso, você pode optar por incluir novos produtos e utilizar esse espaço que foi economizado graças a logística eficaz.

Redução de custos

Com um processo de seguro de armazenagem, haverá redução significativa de perdas, prejuízos e extrativos durante as atividades. 

Além disso, a empresa irá economizar com recursos como água, luz, contratação de funcionários e aluguel ou compra de imóvel.

Outra vantagem é que uma armazenagem estratégica utiliza tecnologias de rastreio dos itens, facilitando os processos de entrada e saída, acompanhamento e entrega no prazo ao cliente final, aumentando as chances de fidelização do mesmo. 

Outras vantagens de optar pelo armazém logística

  • É possível escala suas vendas, pois você terá estoque suficiente para atender a um maior número de clientes; 
  • Pode comercializar novos produtos, que podem ocupar espaços vagos caso seja realizado uma gestão eficiente;
  • Manter os produtos em uma localização centralizada, facilitando o recebimento, a preparação e o envio de produtos aos consumidores. Alguns armazéns ficam inclusive em pontos estratégicos próximo a portos e rodovias, facilitando, ainda mais, o transporte;
  • As mercadorias são acondicionadas de forma segura, com condições ideais de temperatura, iluminação e ventilação;
  • O índice de perdas, prejuízos e avarias é mínima devido a segurança do processo, o monitoramento e o manuseio correto dos materiais;
  • O serviço é mais eficaz pois com um processo de armazenamento bem feito, você consegue entregar os produtos nos prazos estipulados, garantindo a satisfação do cliente;
  • A sua empresa sempre terá produtos a pronta entrega;
  • Haverá redução de custo pois a empresa não precisará comprar um imóvel para armazenamento das suas mercadorias, tão pouco contratar pessoal para realizar o processo.

Conte com a Fly SP para realizar o armazenamento, manuseio, transporte e distribuição de material

A Fly SP tem mais de 20 anos de experiência no setor de logística e é uma empresa especializada em armazenar, manusear, expedir, transportar e distribuir materiais e produtos diversos. 

Ao contratar a Fly SP você terá garantia que todo o processo de logística, desde o armazenamento até a distribuição, será feito com qualidade e eficiência. 

Portanto, se você precisa de empresas de logística em SP, conte com a FLY SP! Entre em contato agora com a FLY SP neste link e peça um orçamento para a sua empresa.

Solicite uma proposta

Leia também:

merchandising exemplos
Como fazer merchandising no ponto de venda?
sistema de ponto de venda
Como um sistema de ponto de venda pode impulsionar o seu negócio
exposição de produtos no pdv
13 dicas para melhorar a exposição de produtos no PDV
tipos de PDV
Quais são os tipos de PDV?
ações de merchandising
21 ações de merchandising para aplicar no seu negócio
Ponto extra merchandising
Ponto extra merchandising: o que é e como ele pode aumentar suas vendas

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA

NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.