Logística 4.0: o que é, como funciona, vantagens
logistica 4.0

A logística 4.0 é uma parte integrante da indústria 4.0 e tem como principal foco aplicar tecnologias modernas para aprimorar os procedimentos de logística de um empreendimento.

Com clientes cada vez mais exigentes quanto ao processo de entrega de produtos, é importante adotar estratégias logísticas que tirem proveito das inovações tecnológicas para proporcionar um serviço de alto desempenho.

Para te ajudar, preparamos esse artigo para te ajudar a compreender o que é a logística 4.0, como funciona, quais tecnologias envolve, quais vantagens e os principais desafios desse modelo.

logistica 4.0

O que é logística 4.0?

A logística 4.0 é um avanço em relação aos métodos tradicionais, buscando aprimorar a produtividade, eficiência, lucratividade e conveniência através de tecnologias digitais modernas.

Ela proporciona maior controle e agilidade em todas as etapas do processo logístico, desde a produção até a entrega final.

Por meio da informatização, sistemas automatizados substituem ferramentas obsoletas, passando a operar de forma integrada e interconectada. Isso simplifica as atividades diárias da empresa, melhorando as operações como um todo.

Qual é o objetivo da logística 4.0?

Os principais objetivos da logística 4.0 são o aumento da produtividade e eficiência, a redução de custos operacionais e o aprimoramento da experiência do cliente. 

Para alcançar esses objetivos, são utilizadas diversas tecnologias e ferramentas que permitem o monitoramento, controle e análise em tempo real dos dados, facilitando a tomada de decisões e a resolução de problemas.

Como funciona a logística 4.0?

A logística 4.0 opera através da integração tecnológica dos processos logísticos, fazendo uso da automação, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT) nos processos de armazenamento e transporte das empresas.

A interconexão de todos os processos simplifica a gestão centralizada, agiliza a tomada de decisões e gera insights valiosos.

Ao unir essas tecnologias integradoras, é possível centralizar uma grande quantidade de dados valiosos, otimizando o ecossistema como um todo. Isso resulta em:

  • Um nível de serviço aprimorado;
  • Maior qualidade nas entregas;
  • Aumento na capacidade de entrega;
  • Maior confiabilidade nas entregas;
  • Melhor flexibilidade nas entregas.

A Logística 4.0 utiliza equipamentos como veículos, contêineres, paletes e sistemas de transporte derivados de tecnologias inteligentes para criar uma cadeia de suprimentos totalmente interligada. Isso resulta em um fluxo de abastecimento automatizado para atender às demandas.

Com isso é fácil identificar e resolver problemas, como produtos danificados devido a fatores ambientais, como luz e calor, por exemplo.

Vantagens da logística 4.0

A implementação da Logística 4.0 traz inúmeros impactos positivos para os processos operacionais de diversas empresas, promovendo maior organização e transparência.

Além disso, ela proporciona vantagens competitivas significativas. Veja a seguir as principais.

Aprimoramento da eficiência operacional

A Logística 4.0 promove eficiência operacional nos processos logísticos, assegurando que as mercadorias cheguem às prateleiras do varejo ou às mãos dos clientes com agilidade. 

Isso é alcançado por meio da automação dos processos e integração de dados, o que permite aos gestores uma análise mais detalhada de cada etapa da cadeia logística. Dessa forma, torna-se mais simples identificar e eliminar gargalos, contribuindo para a crescente eficiência da operação.

Redução de perdas

Com a automação de todo o processo logístico, é possível diminuir retrabalhos, perdas, extravios no transporte, danos e quaisquer outras falhas operacionais que geram aumento nos custos organizacionais e insatisfação do cliente.

Acesso a informações em tempo real

Esses dados valiosos em tempo real podem ser integrados à estratégia, aprimorando a análise de indicadores de desempenho logístico.

Essas informações podem ser integradas à estratégia organizacional, permitindo aos gestores implementar melhorias de forma contínua. Elas também podem ser utilizadas para otimizar o planejamento, resultando em reduções significativas de custos e um aumento na eficiência operacional.

Aumento da satisfação dos clientes

A implementação de um processo logístico mais integrado e tecnologicamente avançado contribui para a melhoria da qualidade do serviço e redução de erros de pedido. 

Como consequência, os produtos chegam de forma mais ágil, o que gera maior satisfação do cliente em relação ao serviço, que está cada vez mais exigente quanto ao prazo de entrega.

Principais tecnologias da logística 4.0

Agora que você tem uma compreensão mais abrangente sobre a logística 4.0,  confira a seguir as soluções tecnológicas que podem ser empregadas no setor:

  • Internet das Coisas (IoT): Esta tecnologia conecta equipamentos do cotidiano à internet, permitindo que eles operem de forma automatizada, seguindo as orientações dos sistemas.
  • Inteligência Artificial (IA): Habilita máquinas a tomar decisões automáticas durante os processos, prevendo comportamentos e antecipando possíveis problemas no setor.
  • Computação em Nuvem (Cloud Computing): Essa virtualização de serviços facilita o gerenciamento de informações, permitindo a coleta, armazenamento e disponibilização de dados de maneira rápida e segura, de qualquer local.
  • Big Data: Dado o volume significativo de informações e dados essenciais para o setor logístico, a utilização do Big Data proporciona uma visão estratégica mais abrangente de toda a cadeia produtiva.
  • Gêmeo Digital (Digital Twin): Trata-se de uma versão digital de um produto, como um protótipo, que permite às fábricas criar réplicas digitais para avaliar mudanças e otimizar a logística dentro do espaço disponível.
  • Aprendizado de Máquina (Machine Learning): Este recurso analisa informações automaticamente para criar modelos analíticos que possibilitam às máquinas aprender e agir de forma autônoma.
  • Sensores: Máquinas, linhas de produção, transportadores internos e prateleiras são equipados com sensores que registram os dados de consumo dos produtos tanto na linha de produção quanto no estoque. Essas informações são enviadas instantaneamente para um centro de controle que realiza o monitoramento completo do sistema.
  • Simuladores: A utilização de simuladores logísticos proporciona vantagens significativas tanto no planejamento quanto na análise de cadeias de suprimentos. Os simuladores permitem a avaliação de diferentes alternativas sem impactar negativamente na continuidade das operações.
  • Impressoras 3D: A tecnologia de impressão 3D é capaz de fabricar diversos tipos de peças em um período curto de tempo e possui diversas aplicações na área da logística. Essa tecnologia é uma ferramenta importante para a redução de custos e a otimização de processos, resultando em uma cadeia eficiente que impacta diretamente no resultado final.
  • Robótica: A robótica desempenha de forma rápida e precisa as tarefas mais comuns, como manuseio de produtos, encaixotamento, paletização e empilhamento. Os robôs são extremamente úteis para lidar com movimentos repetitivos, o que auxilia na otimização das operações.

Quais são os desafios da logística 4.0?

A implementação da Logística 4.0 no Brasil enfrenta diversos desafios, que vão além da simples automação e envolvem questões estruturais e culturais. Veja a seguir alguns dos principais impasses enfrentados pelas corporações.

Custos de implantação

A alta demanda financeira para adoção da Logística 4.0 muitas vezes supera a capacidade de investimento das empresas, levando-as a buscar alternativas como financiamentos.

Falta de infraestrutura e incentivos

A ausência de infraestrutura adequada, especialmente em termos de conectividade, representa um obstáculo significativo. Para suportar os sistemas necessários, são requeridos ajustes e investimentos substanciais.

Limitado conhecimento sobre o tema

No Brasil, o conhecimento e a exposição às inovações relacionadas à Logística 4.0 ainda são limitados, especialmente em corporações familiares, que muitas vezes seguem uma cultura mais tradicional e menos flexível.

Qualificação dos colaboradores

A implementação das tecnologias da Logística 4.0 demanda funcionários capacitados para lidar com atividades como análise de dados, por exemplo. Estas habilidades podem ser desenvolvidas, mas encontrar profissionais com esse perfil não é tarefa simples.

Mudança na cultura organizacional

Além da implementação das tecnologias em si, o sucesso da Logística 4.0 depende da adaptação e aceitação dos colaboradores. Isso implica em uma mudança na cultura organizacional, o que pode ser um processo demorado, mas é essencial para obter êxito.

A transição para essa atualização estrutural abrange uma nova forma de planejar e desenvolver produtos. Apesar dos desafios logísticos, o Brasil está gradualmente avançando nessa direção.

Precisando de uma logística 4.0? Conte com a FLY SP!

Somos uma transportadora especialistas no armazenamento, transporte e distribuição de materiais e produtos para todo o Brasil e prezamos pela qualidade, eficiência, segurança e modernidade!

Portanto, se você precisa de empresas de logística em SP, conte com a FLY SP! Entre em contato agora com a FLY SP neste link e peça um orçamento para a sua empresa.

Solicite uma proposta

Leia também:

merchandising de varejo
Merchandising de varejo: o que é, quais os tipos e como montar
23 ideias de merchandising de Natal
PDV criativo dia das crianças
9 ideias de PDV criativo dia das crianças
merchandising dia das crianças
12 ideias de merchandising dia das crianças
merchandising exemplos
10 técnicas de merchandising para atrair mais clientes
PDV criativo Dia dos Pais: estratégias para captar a atenção dos clientes

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA

NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.