Vantagens de unir transportes e logística
orçamento transportadora

Introdução

Transporte e logística são áreas que estão sendo cada vez mais exigidas para empresas de diferentes segmentos, principalmente devido às compras online, que aumentaram significativamente. Continue lendo e entenda tudo sobre esses dois conceitos.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que esses dois conceitos são diferentes, mas se complementam. Enquanto o transporte está ligado às operações de distribuição, a logística é referente ao processo anterior, antes mesmo da aquisição do produto e envolve o planejamento, o fluxo e o armazenamento.

Para empresas que buscam soluções para uma gestão eficiente no dia a dia e se destacar no mercado, buscar por soluções que unem transporte e logística é uma boa saída.

Neste artigo, você entenderá a diferença entre logística e transporte e quais os benefícios de uni-los.

O que é transporte?

Ao falarmos de transporte, existem diversas opções, e para escolher a melhor é preciso levar em conta o tipo do seu negócio, o produto que será transportado, o tempo disponível para locomoção, o itinerário e o custo. 

Os principais tipos de transporte utilizados na logística são: 

  • Transporte aeroviário;
  • Transporte aquaviário ou hidroviário;
  • Transporte dutoviário;  
  • Transporte ferroviário;
  • Transporte rodoviário.

Os transportes têm um papel estratégico nas demandas de movimentação de mercadorias. O principal papel é reduzir a distância entre os produtores, fabricantes e clientes.

O que é logística?

A logística trata questões relacionadas ao gerenciamento dos produtos, que passa por etapas como o abastecimento das matérias prima no caso de industriais, armazenamento de insumo ou produtos acabados, movimentação interna, distribuição físicas de mercadorias até a entrega final ao cliente. 

Todos os processos envolvidos estão dentro da logística, que geralmente é realizada por equipe de planejamento especializada.

Atualmente é possível utilizar tecnologias modernas como softwares de controle e gestão, além de checklists para acompanhar todos os processos e realizar uma logística da melhor forma possível.

Diferença entre transporte e logística

Conforme mencionado, essas palavras têm significados diferentes, sendo eles: 

  • Transporte: relacionado ao ato de transportar, que se refere a levar algo de um local para o outro, ou seja, cuidar da locomoção de produtos de uma empresa; 
  • Logística: responsável por organizar e gerenciar o processo desde a chegada do produto até a entrega final, para que ele aconteça da melhor forma possível. 

No caso de empresas que fabricam mercadorias, quando é comprada a matéria prima, ela precisa ser transportada para a fábrica, para que passe pelo processo de transformação. Em seguida, é preciso realizar o armazenamento correto dos insumos e dos produtos acabados. Por fim, é novamente realizado o transporte final para chegar até os pontos de vendas ou ao consumidor final.

Pode parecer simples na teoria, mas na prática cada processo envolve complexibilidades que com uma boa logística, se tornam mais fáceis.

De forma geral, para que o transporte aconteça de forma eficiente, é preciso ter uma equipe preocupada com a logística de entrada e saída de mercadorias, desde o armazenamento até a entrega final ao cliente. 

Vantagens de unir transporte e logística

Conforme mencionado, as duas áreas se complementam e uma gestão unificada entre elas ajuda para que ambos setores obtenham sucesso.

Com essa união é possível organizar as demandas de forma eficiente e cumprir os prazos de entrega em tempo hábil. Com isso, maximiza a satisfação dos clientes e aumentam as chances de fidelização. 

Algumas vantagens da união de transporte e logística.

  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade das equipes das empresas;
  • Entregas realizadas dentro do prazo;
  • Facilita o fluxo de operações;
  • Ajuda a diminuir a ocorrência de erros, gargalos e falhas nos processos;
  • Aumenta a satisfação dos clientes;
  • Rastreamento dos itens a serem entregues aos clientes finais;
  • Correta armazenagem de matérias primas e produtos acabados;
  • A logística organiza a saída de produtos e define o modal de transporte ideal para cada produto;

Precisando do serviço de transporte e logística? Conte com a FLY SP!

Somos especialistas no armazenamento, transporte, logística e distribuição de materiais e produtos para todo o Brasil e prezamos pela qualidade, eficiência e segurança. 

Portanto, se você precisa de empresas de logística em SP, conte com a FLY SP! Entre em contato agora com a FLY SP neste link e peça um orçamento para a sua empresa.

Solicite uma proposta

Leia também:

exemplos de cross merchandising
8 exemplos de cross merchandising
atividades de apoio da logística
Quais são as principais atividades de apoio da logística?
merchandising em supermercado
9 estratégias de merchandising em supermercado
Merchandising editorial
Merchandising editorial: o que é, exemplos e como integrar na sua estratégia
merchandising no ponto de venda
8 dicas para aplicar merchandising no ponto de venda (PDV)
10 exemplos visual merchandising para impulsionar o seu negócio

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA

NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.